A construção sustentável é um poderoso aliado da saúde ambiental do planeta.
Todas as pesquisas quanto à saúde ambiental do nosso planeta chegam inexoravelmente à conclusão, hoje já encarada como indiscutível, de que o grau de deterioração dos ecossistemas da Terra, está a atingir níveis que podem colocar em risco a sobrevivência de muitas espécies. Incluindo nós, os seres humanos.
Neste contexto, nenhuma actividade económica pode prescindir de uma avaliação criteriosa dos seus potenciais impactos quanto ao consumo de recursos naturais ou à libertação de poluentes para o meio ambiente.
Essa preocupação com a eficiência ambiental começa a estender-se, a um dos sectores mais tradicionais da actividade humana: a construção civil.
Os edifícios são responsáveis por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa.
A magnitude desses impactos abre, por outro lado, imensas oportunidades de melhoria, uma vez que as principais tecnologias necessárias ao melhor desempenho ambiental das edificações já se encontram disponíveis, abrangendo todas as etapas do ciclo de vida dos edifícios, desde a concepção e projecto, passando pelos processos de construção e de uso das edificações e chegando até a etapa de demolição.
Sem comentários:
Enviar um comentário